Equipamentos de Psicomotricidade

Desafie e estimule movimentos com diversão

Saímos de onde estamos e vamos para onde queremos por qual razão? O tipo de caminho que será percorrido importa ou o local desejado se basta? E se tivermos dificuldades neste caminho, ele continua sendo tão interessante?

No início, os seres humanos desenvolveram suas habilidades psicomotoras em meio a natureza. As condições adversas para realizar as atividades mais básicas, como se alimentar, se aquecer ou mesmo se proteger eram muitas.

Hoje, a maioria das crianças não são estimuladas dentro de seu potencial e desde a primeira infância. De um modo geral, os ambientes urbanos empobreceram as experiências psicomotoras. As crianças tem menos espaços para correr, pular, subir, descer ou se equilibrar. O que podemos fazer com isso?

 

Aequilibrium

Um corpo equilibrado dá passos firmes na direção que escolher. Dá-se o nome de equilíbrio – do latim AEQUILIBRIUM – a situação em que se encontra um corpo quando, apesar de ter pouca base de sustentação, se consegue manter sem cair.

É assim quando a criança começa a engatinhar, caminhar ou correr. São comportamentos que estão além da condição momentânea da criança, mas que com estímulo adequado, esforço e reconhecimento de seu potencial físico logo são superadas.

Este projeto traça provocações deste tipo para os pequeninos! A Oficina do Aprendiz mantém contínuas ações para desenvolver, produzir, divulgar e comercializar módulos para um circuito de psicomotricidade. É constituído por “túneis, pontes, balanços e multiplos desafios”, preferencialmente para crianças de 2 a 6 anos de idade.

Encantamos com estética e desafio.

Perguntas e respostas

Enriquecer os momentos de brincar com o corpo, com diversidade no estímulo que é oferecido à criança, é uma oportunidade. Estas conquistas nas habilidades motoras feitas na 1ª e 2ª infância são fundamentais para o bom desenvolvimento do organismo, bem como para um corpo saudável nas outras fases da vida. Os equipamentos também possuem finalidade terapêutica, a ser usado com crianças com desenvolvimento psicomotor atípico.

Poderia ser, caso nossos espaços urbanos permitisse as crianças explorar o potencial de seu corpo plenamento. Como as crianças de hoje brincam menos na rua e na natureza, nem sempre seu entorno é estimulante o suficiente. Assim, além dos desafios “naturais” que a criança procura no seu entorno, o Circuito de Travessia desenvolvido por nós oferece desafios mais específicos, em contexto seguro e estimulante.

Em qualquer lugar que respeite o espaço e movimento da Criança. Escola, Hospital, Instituto,  Restaurante, Condomínio ou em Casa mesmo. O Circuito de Travessia foi projetado para ser modular. Assim, ele pode ser montado com diferentes sequências de desafios, conforme idade e tamanho do espaço disponível. Ele cabe perfeitamente em espaços escolares e serve para atendimento de público infantil em eventos.

O Circuito de Travessia pode ser longo, com retas, curvas e conexões variadas. Consideramos seu uso integrado a outros materiais lúdicos no mesmo ambiente. Ele compõe facilmente uma “brinquedoteca”, integrando-se a outros nichos de brincadeiras motoras ou não motoras. O circuito de pontes e túneis pode conectar diferentes propostas lúdicas, incluindo educacionais.

Este projeto, além de educativo é uma provocação frente aos hábitos modernos de nossas crianças. Pelos dados de saúde pública recente (e pela simples observação em escolas ou nas ruas) as crianças brasileiras estão cada vez mais com sobrepeso – parte obesas. Neste sentido, expor o corpo a desafios psicomotores desde a tenra idade é um estímulo a hábitos saudáveis e a busca de maior qualidade de vida.