FÁBRICA DE BRINQUEDOS

A essência do brincar presente no fazer

Há tempos, muitos marceneiros, habilidosos na transformação da madeira em objetos para a vida adulta – como mesas, cadeiras, portas, copos, etc. – não se intimidavam na hora de criar e desenvolver brinquedos. Havia (e há) uma criança que se manifesta nessa transformação com as mãos.

Não que precisassem fazer brinquedos para os pequenos pois, muitas vezes, pedaços de madeira desconectados de sua origem (árvores), já eram suficientes para preencher as lacunas da imaginação de muitas crianças.

Mas muitos profissionais e amadores do transformar madeiras também queriam brincar. Assim, adultos e crianças compartilhavam o processo de transformar: brincar. Em outros tempos (hoje menos) pais, tios, avôs, vizinhos e outros da comunidade participam do brincar.

Infância vira Mercado

Aos poucos, outros adultos que não gostavam tanto de brincar resolveram fazer os brinquedos para as
crianças. Como bom provedores que são, provavelmente o fizeram para “melhorar a infância” das crianças. Mas muitos logo perceberam que as crianças podem virar a “alma do seu negócio”. E uma etapa do processo de desenvolvimento – infância – logo virou negócio. Um mercado gigante que alimenta grandes empresas.

Assim, os brinquedos são entregues já acabados, com seu uso previamente definido. Com o menor custo possível na maior esteira de produção que houver. O que é comercializado neste cenário, infelizmente, distancia a criança deste rico processo de aprendizagem que é o brincar, o fazer.

O que fazemos?

 

Preocupados com o cenário, temos na Oficina do Aprendiz um projeto de vida. Um espaço de soma.

 

Para tanto, temos nossa própria Fábrica onde inventamos o que quiser. É nela que produzimos o que de mais maravilhoso encontramos nas relações lúdicas que construímos no espaço da Oficina do Aprendiz.

Isso mesmo. Das milhares de pessoas que entraram e saíram de nosso espaço nos últimos 15 anos. É na relação com você, que nos visita, brinca e desafia (ou nos leva Brasil afora) que constrímos nosso saber-fazer.

A fábrica é lugar fundamental na nossa brincadeira. É onde as conversas, leituras, desenhos e ideias se realizam. Onde parte da magia ocorre. Hoje, são mais de 400 produtos fabricados na Oficina do Aprendiz e ateliês espalhados por Florianópolis.

Somos aquele vizinho marceneiro que realizar o sonho de brincar ou jogar. Sempre com vias ao desenvolvimento humano, seja por vias terapeuticas, educacionais, organizacionais ou do lazer.

Também vendemos brinquedos de outros fabricantes, pronto e acabados. Com uma importante diferença: nosso espaço é de experimentação. Assim, os brinquedos, jogos e demais itens fazem parte da experiência lúdica da criança.

Elas podem brincar e jogar a vontade, inclusive ver a produção dos brinquedos na Fábrica – eventualmente até fazer seu próprio brinquedo.

Entendemos que o cliente que compra um item de nosso acervo, seja brinquedo, jogo ou equipamento, leva junto consigo um pedaço de nosso projeto. Para espalhar, somar. Fazer brincar e desafiar. Aprender e desenvolver.

Apoiamos todos aqueles que ousam transformar as matérias mais básicas, como a madeira, conforme sua vontade e necessidades. Também os que fazem brinquedos para suas crianças. Seja com objetivos específicos ou por pura manifestação do gênio criador.