CURSOS DE FORMAÇÃO
Ser Brincante em qualquer lugar
Nossos cursos são para os projetos “Jogos do Mundo“, “Espaço de Interações Lúdicas (Brinquedotecas)” e “Gestor de Desafios“, com cargas horárias que variam de 4 a 16 horas, voltados ao público educacional, terapeutico e organizacional.
Temos quatro modelos de atendimentos para formações:
Ψ Presencial "in loco"
Atendimento feito no espaço do cliente, com grupos de 20 a 50 pessoas. Temos diferentes módulos abordando conteúdos relevantes do universo lúdico, relacionados logo abaixo.
Ψ Presencial na Oficina do Aprendiz
Circuito de Experiências lúdicas, oferecido para grupos de profissionais, estudante e curiosos. A atividade ocorre durante 4 horas, em um processo de imersão no universo lúdico da Oficina do Aprendiz.
Ψ Consultoria
Atendimento individualizado conforme os objetivos do cliente. Atendemos profissionais que usam recursos lúdicos em contexto de intervenção específico e precisam auxílio profissional. Seja no processo de escolha das ferramentas ou no aprendizado da mediação de jogos e brinquedos.
Ψ Curso virtual
O curso feito a distância, conforme condições de estudo do cliente. Trabalharemos com materiais e dinâmicas próprias para o ambiente educacional, terapêutico e organizacional.
Os valores variam conforme o modelo de atendimento escolhido. A agenda precisa ser definida com pelo menos um mês de antecedência.
Jogos do Mundo
Podemos definir o jogar por uma atividade que o homem desenvolve e realiza como fator de equilíbrio psicológico. Em nível individual, ao equilibrar estados subjetivos, e nível social, ao despertar relacionamentos positivo com outras pessoas.
Muitas habilidades são desafiadas na prática de jogos. Podemos citar a resolução de problemas, a criatividade, a memória de trabalho, a comunicação, emoções, percepções e outros processos comportamentais, cognitivos e sociais.

A utilização de jogos com o objetivo de alcançar tais competências ainda é tímida nos espaços educacionais. Não existem fórmulas precisas nem são necessárias mudanças radicais; o que é imprescindível é usar recursos para o aprendiz aprender a aprender. Condição que, uma vez alcançada, torna-se “propriedade” que ninguém mais pode tirar.
OBJETIVO: Oferecer condições para implementação de projetos com jogos do mundo.
- As sociedades e seus jogos (4h)
- Jogos em contexto de aprendizagem (4h)
- Vivência de jogos e modelos de intervenção (8h)
- Desenvolvimento de competências transversais (2h)
- Mediação em processos lúdicos (4h)
- Implementação de projeto com jogos (4h)
- Jogos, raciocínio lógico e pensamento científico (2h)
- Projeto Mente Ativa – Jogos com idosos (2h)
- Lúdico na sociedade moderna (2h)

Gestor de Desafios
As organizações convivem com um conjunto crescente de desafios face às novas circunstâncias experimentadas pela sociedade, pelos clientes e pelos colaboradores.
O contexto exige o uso de abordagens inovadoras, o aprimoramento das capacidades e o desenvolvimento de novas competências. Assim, pode-se aumentar produtividade e manter os níveis de qualidade que satisfaçam os desejos e necessidades dos envolvidos.
Neste curso, nosso objetivo é utilizar jogos e desafios para aprender novos comportamentos próprios aos processos experimentados na rotina organizacional.
Os jogos são uma rica ferramenta de desenvolvimento pessoal. O desafiado busca a solução de um problema individual ou coletivo, respeitando as etapas envolvidas. Competências como controle da ansiedade, planejamento, comunicação interpessoal, tomada de decisão e liderança são requeridas.
OBJETIVO: Experimentar decisões estratégicas a partir do exercício de jogos e desafios, frente as demandas organizacionais.
- Planejamento, gerenciamento de informações e liderança (2h)
- Situações problema e o processo de mediação para sua solução (4h)
- Confiança e trabalho em equipe (2h)
- Desenvolvimento de competências transversais (2h)
- Compartilhamento de opiniões – tomadas de decisões coletivas (2h)
- Modelos de Negócio a partir do fenômeno lúdico (4h)
- Jogos em processos de seleção por competências (4h)
Espaços de Brincar
Em um mundo cada vez mais complexo e competitivo, o momento da infância, de brincar saudável, tem sido encurtado. O ser brincante tem tido seu brincar reduzido à primeira infância (primeiros anos) e a poucos espaços.
Basta observar ambientes que frequentamos, como as ruas (cercadas de prédios e carros), restaurantes, condomínios e até clubes.
Os espaços para as crianças existirem de forma integral são limitados. Destes, o que tem se popularizado é a brinquedoteca – ou como preferimos chamar “espaço de interações lúdicas” – cada vez mais exigido pelas famílias que se preocupam com o bem estar e desenvolvimento natural de seus filhos.

O Espaço de Interações Lúdicas da Oficina do Aprendiz parte de concepções práticas e teóricas.
Ambas caminham na direção de oferecer condições favoráveis para ser brincante. Assim, os ambientes promovem as condições básicas para isso, em especial aos comportamentos de flow (imersão), espontaneidade e imaginação. Nosso curso de formação é para profissionais que querem repensar suas práticas junto ao brincar, seus espaços e materiais.
OBJETIVO: Explorar nichos de brincar e suas potencialidades no processo de recreação, lazer e aprendizagem.
- Resgate de vivências lúdicas(2h)
- Infância, cultura lúdica e condições favoráveis à aprendizagem (2h)
- Referências lúdicas – brinquedos e seu papel na construção do sujeito (4h)
- Espaços de interações lúdicas – concepções e projeto de brinquedotecas (4h)
- Mediação em processos lúdicos (4h)
- Semelhança nas diferenças (4h)
- Lúdico na sociedade moderna (2h)