Circuito de Experiências Lúdicas

ADULTO

Experimentação prática de jogos, apropriação teórica sobre o brincar e visita à fábrica de brinquedos.

Oferecido para estudantes universitários e profissionais. A inscrição é para grupos de até 25 pessoas.

A atividade ocorre durante 4 horas, em um processo de imersão no universo lúdico da Oficina do Aprendiz, incluindo experimentação prática de jogos, apropriação teórica sobre o brincar e visita à fábrica de brinquedos.

Agendamentos de turmas

Enviar as informações a seguir para o e-mail oficinadoaprendiz@gmail.com

Quebra de Paradigma

Com o advento da indústria do entretenimento, brinquedos e jogos são desenvolvidos para atender necessidades específicas, produtos com finalidades bem definidas. Desse modo, vemos comprometida a relação simbólica estabelecida entre o ser que brinca e os signos abertos que proporcionam múltiplas experiências geradoras do novo, do diferente, do inusitado.

Imersão no jogar e brincar

Em um primeiro momento, a partir da imersão num ambiente enriquecido de estímulos, o visitante experimentará diferentes jogos e brinquedos gerando processos aprendizagem para diferentes práticas profissionais, seja na educação, terapia ou gestão de pessoas, bem como para estudantes das mais diversas áreas.

O espaço conta com várias estações de jogos e brinquedos organizados conforme diferentes abordagens provocadas por profissionais empenhados em alavancar reflexões sobre o lugar do lúdico e a modificabilidade de sujeitos e instituições que reservam espaço para o brincar mediado.

Roda de conversas e mediações lúdicas

Num segundo momento, conversamos em roda sobre as experiências lúdicas vividas na visita, relacionando com a prática profissional do público visitante.

Trazemos algumas contribuições teóricas de referência para o nosso trabalho e relevantes para pensarmos o brincar e o jogar como fenômenos humanos complexos e com grande potencial transformador.

Discutimos com o público, ainda, possibilidades metodológicas para projetos com a infância, espaços de brincar e integração sensorial.